Imagem do Evangelho do dia 07/06/2021

Evangelho do dia 07/06/2021

Mateus

Evangelho do dia Mateus 5,1-12

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 5,1-12.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

O Evangelho de hoje, comumente conhecido pela passagem das bem aventuranças, Jesus vem fazer descrição de características daqueles que são bem-aventurados (felizes), contudo estas características estão todas estampadas na pessoa de Jesus, pois Ele é esta fonte de alegria e felicidade.

3 “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

Pobres de coração, ou também pobres de espírito são aquelas pessoas humildes, que têm a consciência de que não são melhores do que ninguém, e que se humilham diante da presença de Deus, pois reconhecem serem o menor dos menores e totalmente dependentes de Deus.

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

Os que choram com a injustiça cometida em sua volta, serão consolados pelo Espírito Santo, aqueles que se entristecem com as faltas propositais do mundo serão consolados por amor e verão a Justiça de Deus sendo feita.

5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

Feliz os mansos, pois eles possuirão a terra. A mansidão um dos frutos do Espírito Santo é algo que adquiri ao conviver intimamente com Jesus Cristo, pois Ele é manso e humilde de coração. Contudo ser manso é agir com tranquilidade, calmaria e possuir um temperamento fácil diante das situações mais provocantes e estressantes que acontecem diariamente. Imagine um cachorro manso em contraste com um cachorro bravo, assim você entenderá o que é mansidão.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

Fome e sede, são necessidades básicas de qualquer ser humano, pois sem elas não conseguimos sobreviver. Então aqueles que tem fome e sede de justiça são os que tem necessidade extrema de viver diante da justiça e da equidade de Deus em toda e qualquer situação de sua vida. É também o desejo ardente de buscar a retidão na vida, desejando andar em santidade e em plena comunhão com Deus.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

Os misericordiosos são aqueles compassivos e bondosos diante dos erros cometidos por aqueles que os aflingem, entretanto deixam de dar ao culpado pelo erro aquilo que era merecido por sua falha ou falta. Ser misericordioso é ter um coração miserável no sentido de não levar em conta os sentimentos duros de aflição que as vezes é cometido contra nós, ou seja, é um coração perdoador e indulgente.

8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

Os puros de coração são aqueles que não enxergam a maldade e nem se dispoem a fazê-la contra qualquer um que seja, pois sabe que a pureza procede de Deus e não é algo que conseguimos por conta própria. A pureza de coração consiste a não dar espaço aos pecados que chegam na nossa mente conscientemente, existe um ditado interessante que já li uma vez é assim:

“É impossível impedir um passáro pousar na nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça um ninho nela.” Martinho Lutero

Simplificando, vença os pecados conscientes ao qual você é tentado e esteja puro de coração diante dos olhos de Deus.

9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

Feliz os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus! Ser pacificador é levar a paz onde há guerra, é ser uma pessoa que não se agrada com as contendas, mas se empenha em deixar qualquer ambiente ou situação em plena harmonia e paz. E isso é possível, geralmente quando se aplica a palavra de Deus nessa ação de pacificar pessoas e locais, pois a paz de Cristo é uma paz que excede todo entendimento humano.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

Felizes os que são perseguidos por buscarem fazer tudo pela justiça, pois deles é o Reino dos céus! Esta bem aventurança, retrata uma consequência de quem escolher ter fome e sede de justiça, pois estes serão perseguidos para que abandonem este caminho da retidão, ou seja, quando você começar ser perseguido por andar na justiça de Deus, confie e acredite que você está no caminho certo e permaneça nele.

11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

Feliz serão aqueles que forem caluniados pelo nome de Jesus, quando forem mal falados por terem escolhido caminhar na santidade de Cristo, pois estes são de fato discípulos de Cristo e já estão salvos por meio do graça de Deus.

12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

E que possamos estar alegres nessa condições, pois grande vai ser a recompensa daqueles que abriram mão dos prazeres transitório deste mundo. E não desanimemos, pois muitos já passaram por isso e hoje estão face a face com o nosso único senhor e salvador, Jesus Cristo! Ide e anunciemos esta boa nova do Evangelho.


Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼

Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *