Evangelho do dia Mateus 18,21-19,1
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 11/08/2022 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 18,21-19,1.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do evangelho de hoje 11/08/2022
A boa nova do dia de hoje vem nos mostrar o quão grande é/era nossa dívida com Deus e mesmo assim Ele têm-nos perdoado/perdoa.
Quando Pedro questiona Jesus sobre a quantidade de vezes que nós devemos perdoar um irmão quando este pecar contra nós é uma pergunta que todos nós faríamos, porém Cristo já nos deixou claro que perdoar é muito mais que um sentimento e vai além de uma quantidade limitada de vezes.
O perdão é algo que não se sente, mas é uma decisão importante que se deve tomar, pois necessariamente ela nos prende àquela pessoa que tem cometido algo contra nós, é como se a falta de perdão fosse uma algema entre nós e aqueles que cometeram alguma falta conosco.
Mas por que uma algema? Porque nós ficamos preso tanto em pensamento remoendo aquilo que nos foi feito, quanto preocupados com algo ou uma situação que nós não podemos mais mudar.
O perdão é preciso ser dado, pois ele liberta tanto aquele que cometeu a falta contra nós, quanto nos liberta também de um sentimento rancoroso que somente traz mal para nós mesmos. Muitos de nós as vezes não prestamos atenção na oração do Pai nosso, pois pedimos nela que Deus perdoe as nossas ofensas ASSIM COMO PERDOAMOS aqueles que nos têm ofendido. Existe aqui uma comparação que destaquei, ou seja, nós vamos ser perdoados por Deus, na medida e na capacidade que perdoamos os outros.
O perdão é um exercício na grande parte das vezes, pois nós só poderemos verdadeiramente perdoar alguém, quando nós reconhecermos o quanto nós temos desagradado a Deus e também enterdemos o quanto nós devemos a Deus por tudo que temos mesmo sem merecermos nada.
Então que possamos hoje mudar a nossa consciência em relação ao perdão, pois só temos o dia de hoje garantido, ou melhor, só temos este momento exato em que estamos lendo, pois pode ser que o amanhã seja tarde demais e ninguém de nós deseja ficar com o remorso no coração, assim como Judas ficou ao trair Jesus, pois embora ele teve oportunidade de pedir perdão não conseguiu, pois ficou ressentindo a situação acontecida. Que venhamos tomar a decisão de pedir perdão e perdoar aqueles que nos têm ofendido.
Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 11/08/2022. Comente caso queira, e se sentir o desejo de fazer um pedido de oração estarei orando por você.
Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀