Evangelho do dia Lucas 24,13-35
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Lucas 24,13-35.
-Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24 13 o primeiro da semana, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.
14 Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado.
15 Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles.
16 Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.
17 Perguntou-lhes, então: “De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?”
18 Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: “És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?”
19 Perguntou-lhes ele: “Que foi?” Disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré. Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo.
20 Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21 Nós esperávamos que fosse ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam.
22 É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol;
23 e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo.
24 Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram”.
25 Jesus lhes disse: “Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas!
26 Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?”
27 E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras.
28 Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante.
29 Mas eles forçaram-no a parar: “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia”. Entrou então com eles.
30 Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho.
31 Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram. Mas ele desapareceu.
32 Diziam então um para o outro: “Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”
33 Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam.
34 Todos diziam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão”.
35 Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
O Evangelho do dia de hoje vem chamar a nossa atenção a respeito da nossa intimidade com Jesus.
Assim como os dois discípulos caminharam até Emaús na presença de Jesus sem reconhecê-lo, pode ser que, talvez estejamos nessa mesma condição. Jesus está caminhando sempre conosco diante dos nossos olhos, e nós estamos como cegos, com a visão voltada para as circunstâncias e os problemas.
E por olhar o tamanho dos nossos problemas, temos a tendência de comparar Jesus com um profeta, sendo que Cristo é o nosso Senhor o nosso Deus! Aquele que é capaz de resolver todos os nossos problemas, que na verdade já resolveu nosso maior problema, Ele pagou todos os nossos pecados que nos separa da presença de Deus.
Assim como foi anunciado aos discípulos que Jesus está vivo, podemos ter a certeza de que para nós também foi anunciado essa boa nova da sua ressurreição. É preciso que creiamos nessa verdade e também anunciemos as outras pessoas que Cristo está vivo entre nós.
E nesse instante você deve estar se perguntando: Como eu reconheço Jesus caminhando ao meu lado? E eu posso te dar uma dica que ajudará você reconhecê-lo em sua vida, pois para que os discípulos reconhecessem o partir do pão de Jesus, foi preciso tempo de qualidade na presença dEle, convivendo diáriamente com Ele, melhor dizendo foi preciso ter um relacionamento de amizade com Jesus.
Em nossas vidas não vai ser diferente, é preciso que sejamos amigos de Jesus, passemos um tempo de qualidade com Ele, para que estejamos atentos aos detalhes de suas atitudes. É com maior alegria te dizer que tendo Jesus como seu amigo, você se tornará cada vez mais semelhante à Ele.
A pergunta que fica aqui para refletir é:
-O que falta ainda para eu se tornar um amigo de Jesus?
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, se quiser deixar um comentário e dizer o que você achou ou um pedido de oração fique a vontade, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼