Evangelho do dia Lucas 4,14-22
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Lucas 4,14-22.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 4 14 Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15 Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16 Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.
20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.
22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
No Evangelho do dia de hoje Jesus lê sobre a profecia do profeta Isaías que diz sobre a presença do Messias para trazer a redenção ao mundo.
Na sinagoga era comum os Judeus fazerem a leitura dos trechos bíblicos assim como nós lemos nas igrejas e em comunidades, no entanto naquela época Jesus ensinava nas sinagogas a palavra de Deus e nesse trecho da história ele ensinava em Nazaré onde as pessoas tinham uma familiaridade com Ele, pois o viram crescer desde pequeno.
Jesus relaciona a profecia que falava de si mesmo com dois trechos do antigo testamento, Ele faz dessa forma, pois as pessoas da sua pátria o rejeitavam por causa da familiaridade que elas tinham ao pensar que Ele apenas era filho do carpinteiro José. Mas Jesus sendo o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem sua palavra incomodava aqueles que viviam de modo contrário a vontade de Deus, pois afirmando ser o Messias encolerizava a todos que o rejeitavam.
Os Judeus ao se depararem com essa verdade que Jesus afirmava, sentiam inveja em seus corações ao ponto de quererem precipitar Jesus à morte, lançando Ele de um precipício, mas como ainda não era Sua hora, pôde escapar deles e se afastar de mais uma tentiva de frustarem os planos de Deus. Então no Evangelho de hoje podemos perceber o poder da inveja em nossa vida, pois ela conduz os nossos pensamentos e desejos de causar o pior ao próximo, seja por causa do sucesso alheio ou qualquer outra coisa que nos faz sentir inferiores a alguém e mais desprovidos, ou seja, a inveja é um sentimento diabólico que impede apenas o nosso próprio crescimento e que envenena a nossa alma lentamente.
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼