Evangelho do dia João 1,19-28
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 02/01/2024 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de João 1,19-28.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Este foi o testemunho de João,
quando os judeus enviaram de Jerusalém
sacerdotes e levitas para perguntar:
“Quem és tu?”
João confessou e não negou.
Confessou: “Eu não sou o Messias”.
Eles perguntaram:
“Quem és, então? És tu Elias?”
João respondeu: “Não sou”.
Eles perguntaram: “És o Profeta?”
Ele respondeu: “Não”.
Perguntaram então: “Quem és, afinal?
Temos que levar uma resposta
para aqueles que nos enviaram.
O que dizes de ti mesmo?”
João declarou:
“Eu sou a voz que grita no deserto:
‘Aplainai o caminho do Senhor’
– conforme disse o profeta Isaías”.
Ora, os que tinham sido enviados
pertenciam aos fariseus
e perguntaram:
“Por que então andas batizando,
se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
João respondeu:
“Eu batizo com água;
mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis,
e que vem depois de mim.
Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.
Isso aconteceu em Betânia além do Jordão,
onde João estava batizando.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do evangelho de hoje 02/01/2024
O Evangelho do dia de hoje traz um importante fato que aconteceu antes que Jesus começasse seu ministério. O fato que fez toda diferença no momento em que as pessoas faziam um encontro com Cristo.
O fato importante é que Jesus teve Seu caminho preparado por João Batista, que era seu próprio primo, pois João vinha batizando as pessoas com água no rio Jordão, ou seja, esse batismo com água era um preparo para o batismo real que Jesus traria tempos depois através do Espírito Santo.
O Batismo tem vários significados, alguns deles é: imergir, mergulhar, purificar, lavar e etc. O significado que se enquadra bem nessa situação é o de imergir, pois a imersão de uma pessoa na água simboliza uma possível “morte” de si mesmo, e um novo nascimento depois que a pessoa é trazida para fora da água novamente. Geralmente o batismo era feito em rios, pois a água corrente “levava” embora a condição anterior da pessoa e purificava a mesma após ser batizada, possibilitando assim que a pessoa nascesse de novo.
João Batista foi designado por Deus para ser o pré-cursor de Jesus, ou seja, ele abriu o caminho do ministério de Jesus de maneira que o seu batismo em água preparasse as pessoas para receberem o batismo completo de Jesus através do Espírito Santo, que permitia o novo nascimento das pessoas em espírito e verdade.
Agora temos à nossa disposição a graça de Deus completa, ofertando sempre, e todos os dias a possibilidade de um renascimento verdadeiro em Jesus, pois é através da graça de Deus que podemos ser batizados, perdoados e salvos pelo sacrifício de Jesus na cruz.
Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 02/01/2024. Comente caso queira, e se quiser deixar um pedido de oração fique a vontade.
Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀