Imagem do Evangelho do dia 02/07/2023

Evangelho do dia 02/07/2023

João

Evangelho do dia João 21,15-19

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 02/07/2023 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de João 21,15-19.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Jesus se manifestou aos seus discípulos

e depois de comer com eles
perguntou a Simão Pedro:
“Simão, filho de João,
tu me amas mais do que estes?”
Pedro respondeu:
“Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.
Jesus disse:
“Apascenta os meus cordeiros”.

E disse de novo a Pedro:
“Simão, filho de João, tu me amas?”
Pedro disse:
“Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.
Jesus lhe disse:
“Apascenta as minhas ovelhas”.

Pela terceira vez, perguntou a Pedro:

“Simão, filho de João, tu me amas?”

Pedro ficou triste,

porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.

Respondeu:

“Senhor, tu sabes tudo;

tu sabes que eu te amo”.

Jesus disse-lhe:

“Apascenta as minhas ovelhas.

Em verdade, em verdade te digo:

quando eras jovem,

tu te cingias e ias para onde querias.

Quando fores velho,

estenderás as mãos e outro te cingirá

e te levará para onde não queres ir”.

Jesus disse isso, significando com que morte

Pedro iria glorificar a Deus.

E acrescentou:

“Segue-me” .

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do evangelho de hoje 02/07/2023

O Evangelho do dia de hoje vem de encontro com a nossa compreensão do que é amar a Jesus e o quão profundo está nosso amor por Ele.

Logo no início deste Evangelho, João destaca que após os discípulos que ali se encontravam estarem satisfeitos fisicamente por terem se alimentado, Jesus questionou Pedro sobre o amor que Pedro sentia por Ele, mas é importante entendermos que na língua Grega a palavra amor se encaixa em três tipos de definição, ou melhor se expressando: A palavra amor em grego, possuí três tipos de amores.

Primeira tipo/definição de amor: Ágape – Este tipo de amor Ágape é definido por aquele amor que possui um auto sacrifício, ou seja, é um tipo de amor que dá sem medidas, sem mesmo ter algo para receber em troca ou ao menos nem se quer ser amado de volta. Este amor constitui exclusivamente no amor divino de Deus, ao ponto de Jesus se sacrificar na cruz por nós, mesmo a gente não podendo retribuir esse amor infinito. Este amor até pode ser manifestado pelo ser-humano, mas numa condição extremamente inferior ao nível de Deus, mas é preciso que nós como criaturas nos conectemos com o Criador, tenhamos um relacionamento de amizade com Jesus, pois assim “aprenderemos” amar ágape com Ele.

Segundo tipo/definição de amor: Eros – O amor Eros, consiste num modelo de amor mais voltado para uma paixão física que é gerada nos indivíduos que se relacionam intimamente. É um amor de atração física, por aparência e características corporais e intelectuais.

Terceiro tipo/definição de amor: Philia – Já o amor Philia, tem como princípio aquele amor fraterno, um amor entre irmãos que são bem íntimos, mas que não tendem a ter atração física, este já é um tipo de sentimento que remete muito mais a cordialidade, companheirismo e troca de favores e apoios. Todavia, é um amor desprendido do tipo Eros, ou seja, sem conter desejos carnais.

No entanto, o amor que Jesus reivindica à Pedro através da questão feita três vezes é o amor Ágape. Por isso na terceira insistência que Jesus coloca sobre a questão, Pedro se entristece, pois ele sabia que o amor sentido por eles mesmo não era o Ágape e ele precisa confessar: “Senhor, tu sabes tudo!”. E hoje, Jesus vem perguntar para nós: “Você me ama? Você me ama? Você me Ágape?”. Qual tem sido a nossa resposta para Cristo? Será que apenas decidimos amá-lo nas bênçãos, ou escolhemos amá-lo independente do que venha acontecer conosco, mesmo quando as situações desfavoráveis não tiverem nada para oferecer à nós pela nossa obediência à Cristo.


Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 02/07/2023. Comente caso queira, e se sentir o desejo de fazer um pedido de oração estarei orando por você.

Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀

Evangelho do dia | Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *