Evangelho do dia João 15,1-8
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de João 15,1-8.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Glória a vós, Senhor.
151 Disse Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
O Evangelho de hoje garante que aqueles que permanecem na videira verdadeira, darão muitos fruto e serão reconhecidos por todos.
Jesus nos diz que Ele é a videira verdadeira e que Deus Pai é o agricultor, e assim com todo ramo infrutífero o agricultor arranca-o da videira, pois este de fato já não produz nada. Já com aquele que produz fruto, se realiza a poda, com a finalidade do ramo dar mais fruto.
Nós somos os ramos, contudo Jesus é a videira, se nós permanecermos nEle através da oração, comunhão e do acolher da sua palavra de justiça, Ele permanecerá em nós. Todo aquele que está em Cristo, produz bons frutos e será reconhecidos por todos aqueles que estão a volta, ou melhor quem estiver a nossa volta vai se alimentar dos nossos frutos, afinal é para isso que serve um ramo frutífero. São estes os frutos:
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Assim como o ramo de uma videira não pode dar fruto sozinho, nós também não daremos frutos se não estivermos conectados na videira verdadeira que é Jesus. É preciso que você se mantenha conectado em Jesus todos os dias, pois sem Ele nada pode ser feito.
Já aqueles que não querem permanecer conectados em Cristo, serão removidos da videira e por consequência secarão, até o instante em que os homens chegam e os lançam no fogo. Quando Jesus se refere a serem lançado fora e queimados, ao meu ver Ele está dizendo que o mundo virá e tentará retirar estes da fonte da vida ao ponto deles secarem e serem eliminados para sempre.
Jesus nos garante, se nós permanecermos nEle e a suas palavras permanecerem em nós, poderemos pedir o que quisermos e Ele nos atenderá. A primeira vista parece até que Jesus “abriu a porteira” no sentido de fazer tudo o que quisermos, mas de fato Ele sabe que aqueles que permanecem nEle, pedirão as coisas que de fato são da vontade de Deus, e não pedirão para gastar com seus próprios prazeres. Sendo assim nos tornaremos seus fiéis discípulos!
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼