Imagem do Evangelho do dia 13/08/2020

Evangelho do dia 13/08/2020

Mateus

Evangelho do dia Mateus 18,21-19,1

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 18,21-19,1.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

18 21 Então Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”
22 Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23 Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.
24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
25 Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.
26 Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’
27 Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.
28 Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’
29 O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’
30 Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.
31 Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.
32 Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.
33 Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’
34 E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.
35 Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração”.
19 1 Após esses discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para a Judéia, além do Jordão.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

O Evangelho do dia de hoje vem nos mostrar o quão grande é/era nossa dívida com Deus e mesmo assim Ele têm-nos perdoado/perdoa.

Quando Pedro questiona Jesus sobre a quantidade de vezes que nós devemos perdoar um irmão quando este pecar contra nós é uma pergunta que todos nós faríamos, porém Cristo já nos deixou claro que perdoar é muito mais que um sentimento e vai além de uma quantidade limitada de vezes. O perdão é algo que não se sente, mas é uma decisão importante que se deve tomar, pois necessariamente ela nos prende àquela pessoa que tem cometido algo contra nós, é como se a falta de perdão fosse uma algema entre nós e aqueles que cometeram alguma falta conosco. Mas por que uma algema? Porque nós ficamos preso tanto em pensamento remoendo aquilo que nos foi feito, quanto preocupados com algo ou uma situação que nós não podemos mais mudar.

O perdão é preciso ser dado, pois ele liberta tanto aquele que cometeu a falta contra nós, quanto nos liberta também de um sentimento rancoroso que somente traz mal para nós mesmos. Muitos de nós as vezes não temos prestado atenção na oração do Pai nosso, pois nós pedimos nela que Deus perdoe as nossas ofensas ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS aqueles que nos têm ofendido. Existe aqui uma comparação que destaquei em negrito, ou seja, nós vamos ser perdoados por Deus, na medida e na capacidade que perdoamos os outros.

O perdão é um exercício na grande parte das vezes, pois nós só poderemos verdadeiramente perdoar alguém, quando nós reconhecermos o quanto nós temos desagradado a Deus e também enterdemos o quanto nós devemos a Deus por tudo que temos mesmo sem merecermos nada.

Então que possamos hoje mudar a nossa consciência em relação ao perdão, pois só temos o dia de hoje garantido, ou melhor, só temos este momento exato em que estamos lendo, pois pode ser que o amanhã seja tarde demais e ninguém de nós deseja ficar com o remorso no coração, assim como Judas ficou ao trair Jesus, pois embora ele teve oportunidade de pedir perdão não conseguiu, pois ficou ressentindo a situação acontecida. Que venhamos tomar a decisão de pedir perdão e perdoar aqueles que nos têm ofendido.


Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼

Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *