Imagem do Evangelho do dia 15/06/2021

Evangelho do dia 15/06/2021

Mateus

Evangelho do dia Mateus 5,43-48

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 5,43-48.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 43 “Tendes ouvido o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo’.
44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem.
45 Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
46 Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
47 Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
48 Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

O Evangelho do dia de hoje vem nos encorajar a viver na justiça de Deus, de modo que possamos nos aperfeiçoar à semelhança de Cristo.

Durante o decorrer de nossas vidas temos uma tendência muito grande em amar as pessoas que nos amam, pois de fato se torna algo mais fácil conviver com aqueles que nos agradam e não nos causam mal. Contudo o Evangelho de Jesus sugere que venhamos aderir em nossas vidas o amor genuíno que procede de Deus, portanto somos verdadeiramente encorajados amar aquelas pessoas que nos fazem o mal, nos insultam, nos rejeitam, nos prejudicam de uma certa forma. Amar nossos inimigos não consiste em sermos obrigados a conviver com eles, bajulando e se humilhando por eles, mas sim apenas amar.

O amor está inserido ao demonstrar respeito, honestidade, educação, sem procurar prejudicar, sem menosprezar, entre outras coisas que o verdadeiro amor exige daqueles que escolheram amar, pois de fato o amor é uma escolha e não algo que parte de uma vontade, desejo ou sentimento.

Compreender este amor que é em essência o caráter de Deus, nos ajuda enxergar as coisas que acontecem tanto conosco, quanto com as outras pessoas. Suponhamos, muitas das vezes nos questionamos o por quê de pessoas “ruins” terem bons acontecimentos na vida, e pessoas “boas” terem sofrimento e problemas, contudo Jesus já nos responde no próprio verso desse evangelho:

45 Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.

Conseguimos identificar que Deus é justo, e faz cair a chuva sobre o justo e o injusto, ou seja, tudo e todos estão sujeitos as mesmas condições e oportunidades, mas nossa visão de que só os “bons” deveriam prosperar não é uma perspectiva de retidão e justiça, pois até aqueles que se consideram “boas pessoas” em sua essência tem a maldade dentro de si pelo pecado herdado desde o primeiro homem criado.

Por isso devemos buscar este amor que só pode ser encontrado em Deus, pois Ele é amor. Que faríamos de diferente se só cumprimentássemos aqueles que nós gostamos, nossos irmãos queridos? Somos encorajados a fazer a diferença neste mundo e demonstrar o caráter de Deus para aquelas pessoas que ainda vivem na hostilidade, pois só a amizade com Jesus irá transformar a vida de muitas outras pessoas.


Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼

Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *