Evangelho do dia Mateus 18,21–19,1
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 17/08/2023 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 18,21–19,1.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do evangelho de hoje 17/08/2023
O Evangelho do dia de hoje vem nos mostrar o quanto o poder do perdão é libertador. Jesus usa como comparação para a falta de perdão uma prisão que nos faz ficarmos trancafiados em sentimentos que nos adoecem e que estrangulam nossa vida.
Quando deixamos de perdoar quaisquer faltas que sejam contra nós, temos a leve impressão de que estamos fazendo o correto, pois gostamos de viver presos aos sentimentos passados, sendo assim ficamos remoendo e ressentindo situações que não têm mais volta, como se fossemos resolvê-las. O perdão é um remédio libertador, e assim como qualquer remédio ninguém sente vontade de tomar remédio espontaneamente, mas toma a decisão de ingerir este medicamento para curar sua enfermidade.
O perdão é o remédio que precisa ser ingerido e dado a partir de uma decisão e não em um momento que vier a vontade de perdoar. Sim muitos de nós esperamos surgir uma “vontade de perdoar”, sendo que isso nunca vai acontecer rs, pois o perdão é uma decisão semelhante ao lavar de uma ferida. Toda ferida para ser curada é preciso ser limpa e até esfregada com água e sabão, embora venha doer essa ainda é a melhor maneira de curá-la, pois assim esse machucado não infeccionará e nem ficara pior do que está.
Sim o perdão é uma ferida, que precisa ser limpa quantas vezes for preciso mesmo que doa, pois se deixarmos essa mágoa infeccionar poderá nos trazer grande dor de cabeça, que nosso corpo tentará mostrar para nós de várias maneiras. Não é fácil perdoar, mas é necessário, e assim como qualquer ferida as cicatrizes ficarão ali para lembrarmos a não mais continuar tomando as mesmas decisões e para já não mais continuarmos a cometer os mesmos erros que nos machucarão novamente se permitirmos, além do mais, perdoar e pedir perdão nos liberta de nós mesmos.
Então que façamos o que Jesus nos pede, vamos perdoar até 70 x 7, ou melhor, sempre… E que possamos permitir Ele mesmo limpar nossa ferida, afinal Ele é o Médico dos médicos e com certeza estamos sempre em ótimas mãos!
Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 17/08/2023. Comente caso queira, e se sentir o desejo de fazer um pedido de oração estarei orando por você.
Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀