Imagem do Evangelho do dia 20/02/2023

Evangelho do dia 20/02/2023

Marcos

Evangelho do dia Marcos 9,14-29

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 20/02/2023 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Marcos 9,14-29.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.

Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.

Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.

Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.

Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.

O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.

Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do evangelho de hoje 20/02/2023

O Evangelho do dia de hoje nos instrui para que possamos alcançar a eficácia da fé espiritual na nossa vida material que é real, assim como a espiritual.

Jesus acaba de descer do “episódio” em que Ele passa pelo momento da transfiguração diante dos seus discípulos mais íntimos, e isso mostra para nós que aquelas pessoas que têm um maior nível de intimidade com Deus podem “enxergar” mais profundamente o sobrenatural dEle atuando em suas vidas.

No entanto ao descer o monte podemos enxergar que o Deus soberano no mais alto do poderio desce até a humanidade que se encontra com discussões e conversas frívolas que não geram efeito nenhum e nem geram poder de mudança em suas vidas. Parece até a nossa a vida as vezes não é mesmo?

Jesus se encontra com uma situação onde seus discípulos do círculo estratégico, ou seja, aqueles que por finalidade não tem um grau de intimidade muito alto como Pedro, Tiago e João, mas que seguem os preceitos e buscam caminhar como Cristo anunciando o Evangelho. Contudo esses mesmos discípulos estão diante de uma situação não inédita, mas digamos que peculiar, basicamente um demônio mudo que não é conseguido ser expulso de modo algum de um menino.

Os fariseus, imaginamos que já questionando o que Jesus ensinava e blasfemando do “falso” poder que provavelmente já tinham Ouvido falar que os discípulos de Cristo teriam, estavam lá discutindo e azucrinando a multidão (sempre vai ter alguém tentando tirar a sua esperança em Deus). O homem com o filho endemoniado desesperado, pois os discípulos não conseguiam expulsar o demônio, questiona Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.

Jesus surpreso com o questionamento retruca: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. Agora apertou, significa então que a questão ali podia ser resolvida sem mesmo Jesus estar presente em carne e osso? E vemos que sim, pois a fé é um dom que Deus nos dá para termos situações já resolvidas, antes mesmo de vermos elas concretamente e visivelmente solucionadas, confuso né? Continuamos para entender.

O homem então, assim como nós responde: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Então ele tem fé mas ainda falta? Não é bem uma ausência de fé, mas sim uma falta de exercitá-la da maneira correta e com coisas simples.

Podemos entender então que muitas vezes, não nos falta fé, mas falta exercitá-la como um músculo, que precisa de treino diariamente para se fortalecer, e Jesus apresenta 1 dos exercícios que existe e o mais importante nesse caso: A Oração.

Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

A fé age mudando a partir do nosso lado de dentro, para só então ela começar a mudar as circunstâncias aqui do lado de fora.

E por quê a oração é um exercício? Vejamos: Quando você está orando, está conversando sozinho? Você vê Deus, vê a expressão do rosto dEle ao ponto de saber se Ele está te escutando e se vai atender seu pedido? Creio que não, então se a fé, é “A prova das coisas que não se veem” você orando sem ver e sentir está exercitando sua fé “vendo o invisível”, crendo que aquilo que tu pediu, que não aconteceu concretamente e materialmente, já aconteceu, mas no mundo espiritual e é só questão de tempo para se materializar, com o Agir de Deus, claro se for da vontade dEle, e logicamente se parte da realização depende de algo que está ao nosso alcance de fazer.

Bom concluímos por aqui, já nos estendemos bastante na reflexão, mas creio que o Espírito Santo vai continuar lhe ajudando a entender e encarnar essas Palavras em sua vida, para gerar a mudança que você precisa e principalmente conduzi-lo no exercício da sua Fé! Abraço.


Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 20/02/2023. Comente caso queira, e se sentir o desejo de fazer um pedido de oração estarei orando por você.

Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀

Evangelho do dia | Meu amigo Jesus

1 comentário em “Evangelho do dia 20/02/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *