Evangelho do dia Mateus 16,13-19
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 16,13-19.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16 13 chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?”
14 Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”.
15 Disse-lhes Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”
17 Jesus então lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
O Evangelho do dia de hoje vem de encontro conosco para nos questionar: Quem é Jesus para nós? Contudo ao darmos esta resposta, o próprio Cristo revelará quem nós somos verdadeiramente.
Jesus deseja saber o que as pessoas diziam sobre quem Ele era, mas Cristo faz esta pergunta para colocar em contraste aqueles que conhecem a Ele e os que não o conhecem, e não porquê ele se importava com o que os outros diziam e pensava, contudo nesta pergunta Ele vem mostrar a diferença daqueles que o conhecem em relação aos que não o conhecem.
As pessoas que não o conhecem intimamente têm uma visão restrita sobre Jesus, pois elas tendem a pensar que Ele apenas foi um profeta qualquer, ou até mesmo um sábio da época. Já as pessoas que conhecem a Cristo e estão ligadas diretamente com Ele num relacionamento de comunhão e oração, sabem quem Ele é verdadeiramente, assim como Pedro sabia quem Ele era, pois convivia com Jesus e tinha um relacionamento diário com Ele.
Jesus está verdadeiramente interessado em saber sobre quem Ele é para nós, pois assim permitiremos que Ele revele nossa própria identidade, assim como revelou a de Pedro no verso a seguir:
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela
É de suma importância sabermos quem nós somos, pois dessa forma reconheceremos nossas fraquezas e poderemos permitir que Deus restaure e faça novas as coisas que são velhas em nosso interior.
Nossa razão humana constantemente tenta nos sabotar querendo tornar falsa a verdade que é Jesus Cristo, então é preciso buscá-lo com fé, na certeza convicta de que Sua palavra é real e verdadeira, pois através da palavra de Deus é que Ele nos revelará as coisas que só podem ser discernidas espiritualmente, onde nossa razão humana não compreende.
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼