Evangelho do dia Mateus 24,42-51
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 24,42-51.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24 42 disse Jesus: “Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.
43 Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.
44 Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno?
46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim!
47 Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens.
48 Mas, se é um mau servo que imagina consigo:
49 – Meu senhor tarda a vir, e se põe a bater em seus companheiros e a comer e a beber com os ébrios,
50 o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe,
51 e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
–Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
O Evangelho do dia de hoje nos faz refletir a maneira que estamos vivendo, pois nós somos os servos dessa passagem, mas existem dois tipos de servos e qual tipo de servos nós somos?
O grande e melhor conselho que Jesus pode nos dar a respeito tanto da sua vinda, quanto da nossa partida nesse “estágio” aqui na terra é: “Vigiai e orai”. Sim, vigiar e orar, parece até meio sem sentido, vigiar o que? Bom, basicamente Jesus pede para que vigiemos os sinais do fim dos tempos e também que venhamos vigiar nosso coração com a finalidade de não deixar o mal nos dominar.
A melhor maneira de não ser pego desprevenido em qualquer ocasião é vigiando! Jesus até diz que se o pai de família vigiasse, não seria pego de supresa pelo ladrão. A diferença entre nós e o pai de família dessa história, é que o pai de família não sabia talvez que o ladrão viria, mas nós sabemos que o Senhor vem, porém só não sabemos quando, então cabe a nós vigiar o nosso coração e os sinais que o próprio Deus tem nos dado.
Quando você está disposto a vigiar sem cessar, acaba se tornando um servo prudente que respeita seu Senhor até mesmo sem vê-lo, ou seja, na sua ausência, e assim jamais será pego desprevinido, muito pelo contrário se alegrará com a chegada do seu Senhor.
E existe também o servo que não está interessado em vigiar, pois pensa de si mesmo: “Eu sei que meu Senhor vem, mas preciso aproveitar essa vida, ela é tudo que eu tenho agora!”. Infelizmente é esse pensamento que nós vemos por aí, muitos de nós já até ouvimos que Jesus Cristo está vivo e vai voltar, mas quem de nós se importa de fato com essa verdade? Talvez estejamos vivendo como se isso nunca fosse acontecer, como se a nossa vida física aqui nessa condição perecível nunca fosse acabar.
Por isso que a partir de hoje possamos ser o servo prudente e fiel, estando sempre vigilantes e orantes, preparando a casa(nosso coração) para quando o Senhor voltar, porquê o nosso destino ao lado dEle já foi garantido na cruz, mas não é por isso que devemos viver como se o nosso destino fosse o mesmo dos hipócritas!
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼