Imagem do Evangelho do dia 29/05/2020

Evangelho do dia 29/05/2020

João

Evangelho do dia João 21,15-19

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de João 21,15-19.


-Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

-Glória a vós, Senhor.

 15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”.
16 Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”.
17 Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?”, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.
18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.
19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

O Evangelho do dia de hoje vem de encontro com a nossa compreensão do que é amar a Jesus e o quão profundo está nosso amor por Ele.

Logo no início deste Evangelho, João destaca que após os discípulos que ali se encontravam estarem satisfeitos físicamente por terem se alimentado, Jesus questionou Pedro sobre o amor que Pedro sentia por Ele, mas é importante entendermos que na língua Grega a palavra amor se encaixa em três tipos de definição, ou melhor se expressando: A palavra amor em grego, possuí três tipos de amores.

Primeira tipo/definição de amor: Ágape – Este tipo de amor Ágape é definido por aquele amor que possui um auto-sacrifício, ou seja, é um tipo de amor que dá sem medidas, sem mesmo ter algo para receber em troca ou ao menos nem se quer ser amado de volta. Este amor constitui exclusivamente no amor divino de Deus, ao ponto de Jesus se sacrificar na cruz por nós, mesmo a gente não podendo retribuir esse amor infinito. Este amor até pode ser manifestado pelo ser-humano, mas numa condição extremamente inferior ao nível de Deus, mas é preciso que nós como criaturas nos conectemos com o Criador, tenhamos um relacionamento de amizade com Jesus, pois assim “aprenderemos” amar ágape com Ele.

Segundo tipo/definição de amor: Eros – O amor Eros, consiste num modelo de amor mais voltado para uma paixão física que é gerada nos indivíduos que se relacionam intimamente. É um amor de atração física, por aparência e características corporais e intelectuais.

Terceiro tipo/definição de amor: Philia – Já o amor Philipia, tem como princípio aquele amor fraterno, um amor entre irmãos que são bem intímos, mas que não tendem a ter atração física, este já é um tipo de sentimento que remete muito mais a cordialidade, companheirismo e troca de favores e apoios. Todavia, é um amor desprendido do tipo Eros, ou seja, sem conter desejos carnais.

No entanto, o amor que Jesus reinvindica à Pedro através da questão feita três vezes é o amor Ágape. Por isso na terceira insistência que Jesus coloca sobre a questão, Pedro se entristece, pois ele sabia que o amor sentido por eles mesmo não era o Ágape e ele precisa confessar: “Senhor, tu sabes tudo!”. E hoje, Jesus vem perguntar para nós: “Você me ama? Você me ama? Você me Ágape?”. Qual tem sido a nossa resposta para Cristo? Será que apenas decidimos amá-lo nas bençãos, ou escolhemos amá-lo independente do que venha aconter conosco, mesmo quando as situações desfavoráveis não tiverem nada para oferecer à nós pela nossa obediência à Cristo.


Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼

Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *