Evangelho do dia João 20,1-9
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o Evangelho do dia do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de João 20,1-9
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Glória a vós, Senhor.
20 1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!”
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
Hoje um dia de imensa graça e extrema alegria em saber que nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou, Ele vive e reina entre nós!
O Evangelho de hoje mostra o quanto Maria Madalena estava na expectativa de algo maravilhoso acontecer, no entanto que ela foi logo ao raiar do Sol até o sepulcro em que Jesus se encontrava antes de ressuscitar. Como resultado dessa expectativa ela teve uma surpresa espantosa, quando percebeu que a pedra tinha sido removida, levando ela imaginar que tivessem tirado o corpo de Jesus de lá de dentro, mas se pararmos para analisar a representação que essa pedra tem, conseguimos deduzir que antes quando ela estava tapando a porta do sepulcro ela separava o lado de dentro onde Jesus se encontrava “morto” e o lado de fora onde se encontrava os vivos. Através da ressureição de Jesus, Maria Madela não encontrou a pedra mais tapando a porta do sepulcro, revelando para nós que essa única porta da Salvação é real e que não existe nenhuma “pedra” que nos impeça de sermos salvo pela Graça de Deus , mas isso é possível somente para aqueles que realmente creem nas palavras de Jesus e reconhecem Ele como seu único Senhor e Salvador.
Da mesma maneira, quando os dois discípulos correram até o sepulcro, aquele que Jesus mais amava foi o primeiro a chegar, mas por algum motivo ele não conseguiu entrar no sepulcro, suspeitamos que por ser o discípulo mais amado de Jesus foi João que nao conseguiu, mas inclinado de fora avistou os panos caídos no chão, também pedro chegando após João, este entrou no sepulcrou e também avistou os panos no chão. Existe aqui uma ênfase muito grande nestes panos caídos no chão, talvez uma forma do Espírito Santo revelar à eles e à nós que este véu que nos separava da comunhão com Deus e nos impossibilitava herdar a vida eterna foi retirado, pelo sacrifício e vitória de Jesus sobre a morte, através da sua crucificaxão e ressurreição graciosa.
Contudo, existe uma fortaleza que nós criamos, na verdade é algo nativo do seres humanos que se deixarmos, nos impedirá de desfrutarmos das maravilhas e bençãos que Deus têm dado a nós desde o princípio. A fortaleza geralmente se encontra nesse pensamento:
“Só acredito vendo, do contrário para mim é algo sem sentido ou apenas um mito.”
Sim, muitos de nós precisamos: Ver para crer! E é aqui onde mora o perigo, vejamos no Evangelho uma demonstração dessa nossa natureza aqui no verso 8.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
Não que talvez seja o caso deste discípulo, pelo fato de ser grande amigo de Jesus, hávia uma alta chance dele já ter crido nas palavras de Jesus e saber que isso aconteceria.
Mas trazendo isso para os dias de hoje em nossas vidas, muitas vezes precisamos ver para crer e só acreditamos, talvez da boca para fora, mas não com o coração nas palavras que Jesus/Deus deixou para nós como garantia da nossa vitória nEle. E a pergunta que fica aqui hoje para refletir é esta:
Você crê, naquilo que você lê?
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” João 11:25,26
Amém 🙏🏼? Eu espero que esse momento de reflexão possa ter edificado sua vida, e também abençoado você, deixe um comentário para dizer o que achou e também um pedido de oração caso queira, estarei orando por você. Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀🙏🏼