A Importância da Gratidão na História dos Dez Leprosos
Vamos fazer uma conta rápida: de 10 leprosos, 9 foram curados e restou 1 que voltou para agradecer a Jesus. E quanto aconteceu com os outros leprosos? Sim, eles foram se apresentar aos sacerdotes, como Jesus havia mandado. Eles estavam cumprindo a lei que Jesus também obedecia, pois ele veio para aprimorar a lei, que era seguida pelos fariseus e mestres da lei. Jesus era a própria Palavra de Deus, viva entre os homens, com o objetivo de fazer a lei ser escrita não apenas em papéis, mas no coração de cada pessoa.
O Poder da Gratidão
Desses 10 leprosos, 9 foram cumprir a lei, enquanto 1 voltou com a lei da gratidão escrita em seu coração. É interessante perceber que, embora o leproso que voltou tenha se apresentado ao sacerdote, ele também reconheceu que sua cura não veio apenas da lei, a qual, na verdade, o distanciava das pessoas. O Evangelho nos mostra que os leprosos estavam longe de Jesus e clamaram por compaixão. Portanto, a cura daquele leproso que voltou não foi somente pela lei, mas pela fé que ele depositou em Jesus.
Reconhecendo a Cura Através da Fé
A fé daquele homem foi essencial para sua cura. Dos 9 que foram observar rigorosamente a lei, o décimo foi o único que, antes de cumprir a lei, manteve um coração grato e reconheceu que é Deus quem cura e liberta do mal, não a lei. A lei serve, sim, para nos aproximar de Deus e nos lembrar da importância de um coração grato. Esse leproso nos ensina que, mesmo ao cumprirmos preceitos, devemos cultivar um espírito de humildade e gratidão, pois tudo que temos vem de Deus.
Hoje, ele nos mostra que para chamar a atenção de Deus, precisamos clamá-lo. Como está escrito em Salmo 144, Deus se aproxima dos que o invocam. Imagine a cena: mesmo com a lepra que deixava os homens distantes, o clamor deles fez com que a graça de Deus se aproximasse de suas necessidades e os curasse. Assim como aqueles leprosos, você também pode invocar o Senhor em suas dificuldades e souber que Ele se aproxima para atender seus pedidos.
Mais importante do que cumprir regras, que possamos guardar a gratidão em nossos corações, e crer que é pela graça de Deus que milagres acontecem em nossas vidas.
Clique aqui para assistir no YouTube ou role essa página até o topo para encontrar a reprodução direta do nosso vídeo nesta página.
Conheça também a causa e o propósito do Meu amigo Jesus clicando aqui.