Imagem do Evangelho do dia 12/02/2023

Evangelho do dia 12/02/2023

Mateus

Evangelho do dia Mateus 5,17-37

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Bom, hoje nós vamos refletir o evangelho do dia 12/02/2023 do nosso Senhor Jesus Cristo que se encontra no livro de Mateus 5,17-37.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 

Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 

Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 

Portanto, quando tu estiveres levando  a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 

Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 

Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 

Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 

Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.

Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.

Reflexão do evangelho de hoje 12/02/2023

No Evangelho do dia de hoje Jesus nos apresenta um plano de salvação que exige de nós arrancar o mal pela raiz e acabar com a tentação do pecado logo pela intenção.

O pecado é simbolizado no princípio como um fruto atraente aos olhos do ser humano, e também como uma fonte de conhecimento do bem e o mal. Dessa forma, basicamente podemos entender que fomos enganados pelo adversário das nossas almas a acreditar que podíamos escolher por conta própria sem a orientação de Deus o que nos faz bem só pelos nosso sentidos.

Quando centramos a nossa vida no “eu” achando que somos a autoridade mais confiável da nossa vida, tendenciosamente nos colocamos numa situação de risco, pois neste momento acreditamos que a resposta boa e certa pra tudo está no nosso coração. Já está mais que provado que isso é um engano, vejamos o que o Texto Sagrado de Deus nos diz, sobre usarmos o nosso coração e o “eu” como fonte de decisão.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Provérbios 3:5

A Bíblia nos orienta a confiarmos no Senhor de todo coração, mas não confiarmos no nosso coração, sentidos e entendimento.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Jeremias 17:9

Deus esclarece que ter os nossos sentidos como centro da nossas decisões e vontades, é uma grande furada que nos levará a uma ruína.

Dessa forma no Evangelho de hoje, Jesus revela que os mandamentos de Deus não é uma mera punição, mas Eles servem para nos afastar da punição e salário do pecado que pode custar nosso destino eterno.

Jesus é radical em usar algumas formas de brutalidade com os membros do corpo, mas basicamente Ele quis expressar com figuras de linguagem a gravidade de não se brincar com o pecado, e que por isso precisamos acabar com situações que desagradam a Deus e que podem nos levar à queda logo no princípio, e geralmente essas são coisas que estão ao nosso alcance de realizar.

O mudar de vida, e acabar com situações que nos ferem e ferem nosso relacionamento com Deus começa do lado de dentro, são coisas possíveis de se fazer e que quando não temos força podemos recorrer à Trindade Divina para nos ajudar.

Concluímos que o ato de pecar transcende a ação, mas começa pela intenção, pedimos então que o Espírito Santo nos ajude e guie no caminho de identificar o que mais tem nos inclinado a pecar, para que assim possamos acabar com o pecado logo pelas más intenções.


Amém 🙏🏼? Esta foi a reflexão do evangelho do dia 12/02/2023. Comente caso queira, e se sentir o desejo de fazer um pedido de oração estarei orando por você.

Muito obrigado que Deus te abençoe e até a próxima! 😀

Evangelho do dia | Meu amigo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *